Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sistemas de saúde são responsáveis pela integração dos Cuidados Paliativos (CP) na globalidade dos cuidados disponibilizados a pessoas com doenças crónicas e ameaçadoras da vida.
Este é notoriamente um problema complexo e desafiador para os profissionais de saúde, pessoas, famílias e decisores políticos, exigindo uma reorganização de várias estruturas, no contexto global e a nível nacional. Neste enquadramento, é necessário repensar as respostas na prestação de cuidados de saúde diretos e sociais, bem como no âmbito da formação pré e pós-graduada dos profissionais de saúde, sendo determinante o envolvimento das instituições do ensino superior.
O ciclo de seminários denominado de “Filosofia e Organização dos Cuidados Paliativos” visa proporcionar um espaço de reflexão e potencializar a partilha da mais recente evidência científica e boas práticas nesta área de cuidados.
Objetivos:
• Conhecer e analisar o desenvolvimento das respostas de cuidados paliativos em Portugal.
• Refletir sobre a filosofia e princípios dos cuidados paliativos nos diversos contextos de cuidados onde a pessoa em situação paliativa e família/cuidador se encontram.
FORMATO:
- Presencial - Sala Maior | Pólo A
- Online - (via zoom)