O Encontro Internacional de Peritos em Nutrição e Saúde Mental em Contexto Escolar, irá ocorre nos dias 21 e 22 de Novembro de 2024. Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto associado Atitudes, crenças e percepções de enfermeiras sobre nutrição e saúde mental em um contexto escolar, inscrito no projeto estruturante Promoção do bem-estar sócio emocional do indivíduo e grupos ao longo da vida, vinculado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E). Este estudo está também associado ao estudo do Programa de Estimulação de Áreas com Necessidades de Pesquisa e Atividades de Pesquisa Emergentes. VIIPPIT-2024-V.1. Modalidade A2), na Universidade de Sevilha. Destaca-se a articulação entre investigadores da Espanha, Portugal e Brasil, com o intuito de gerar momentos de partilha e desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da nutrição e saúde mental em contexto escolar.
No sentido de dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), especificamente em relação ao objetivo: “garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” dentro da Meta “Até 2030, reduzir num terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”. Isso porque de acordo com a OMS, em 2019, 1 em cada 8 pessoas em todo o mundo vivia com um transtorno mental, sendo a ansiedade e a depressão as mais comuns. Em 2020, com o advento da pandemia da COVID-19, esse número aumentou significativamente. Além desses transtornos, outros aspectos aumentaram a incidência, especialmente em crianças e adolescentes, como os transtornos alimentares e os transtornos do neurodesenvolvimento (Organização Mundial da Saúde, 2022). Em 2019, 14 milhões de pessoas tiveram transtornos alimentares, incluindo quase 3 milhões em crianças e adolescentes. Os transtornos alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, envolvem alimentação anormal e preocupação excessiva com a quantidade de alimentos ingeridos, bem como preocupação exacerbada com o peso e a forma do corpo. Os sintomas ou comportamentos resultantes representam um risco ou dano significativo à saúde, com sofrimento e comprometimento do funcionamento dos órgãos. Na maioria dos estudos e pesquisas, os jovens são descritos como um grupo altamente vulnerável aos transtornos alimentares (TAs), ao mesmo tempo em que são considerados vulneráveis em relação ao risco de sobrepeso e obesidade (Filipponi et al., 2022; Förster et al., 2023; Via & Contreras-Rodríguez, 2023). A obesidade é outro problema de saúde cuja incidência está aumentando constantemente e, de acordo com dados da OMS, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças sofrem de obesidade. Estima-se que, até 2025, aproximadamente 167 milhões de pessoas perderão sua saúde devido ao sobrepeso ou à obesidade (Organização Mundial da Saúde, 2021).
Neste sentido, vários estudos sugerem que problemas emocionais como ansiedade e depressão em crianças podem alterar significativamente seus hábitos alimentares e sua relação com a comida. Assim, é crucial que os enfermeiros que desenvolvem intervenções no contexto escolar estejam atentos a estes sinais, por vezes subtis, de sofrimento emocional que podem refletir-se nos comportamentos alimentares dos estudantes, para fornecerem intervenção e apoio adequados.
Este Encontro Internacional prevê cinco Workshops no âmbito da nutrição e saúde mental em contexto escolar, com os seguintes objetivos:
- Gerar momentos de partilha e desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da nutrição e saúde mental em contexto escolar;
- Preparar os investigadores e enfermeiros para os desafios de sofrimento emocional que podem refletir-se nos comportamento alimentares dos estudantes;
- Fortalecer o desenvolvimento de redes nacionais e internacionais, entre Portugal, Espanha e Brasil.
População Alvo: Enfermeiros e outros profissionais de saúde