A promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio são tarefas globais e prioritárias da OMS. O Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (2013) defende a necessidade de programas de prevenção em contexto escolar centrados na redução do estigma, na identificação precoce da depressão e dos comportamentos suicidários e na maior acessibilidade aos serviços de saúde. A escola é entendida com o local privilegiado para uma intervenção preventiva no que diz respeito à deteção precoce de sofrimento mental e dos comportamentos suicidários.
O +Contigo é reconhecido como uma boa prática por parte do Programa Nacional de Saúde Mental, continuando a contar com o seu financiamento neste ano letivo. A Tela de Emoções resulta de uma intervenção específica nas escolas artísticas sendo financiado pela Direção Geral de saúde, após concurso público.
No I Encontro Tela de Emoções, VIII Encontro +Contigo iremos debater as Redes Sociais e Prevenção dos Comportamentos Suicidários e, fruto da Tela de Emoções, iremos abordar as Exigências e Especificidades do Ensino Artístico. A discussão em torno da escola resultará do testemunho de alunos, professores e profissionais de saúde. Mas, como é habitual, apresentaremos ainda os resultados do ano lectivo 2018-2019, novos parceiros, e abordaremos as expectativas para o futuro.
Contamos com a sua presença!
Porque a saúde mental importa!
INFORMAÇÃO - FORMAÇÃO ACREDITADA PARA DOCENTES (ACD):
Estamos a trabalhar para que o I Encontro Tela de Emoções, VIII Encontro +Contigo reúna as condições para ser reconhecido como Ação de Curta Duração, nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente, a exemplo do ocorrido no anterior encontro.