PEER. Peer-Education Engagement and Evaluation Research (UICISA-E 2009)
No âmbito do projecto de investigação participativa PEER pretende-se mobilizar a comunidade educativa na construção de um ambiente mais saudável, sobretudo dos estudantes, proporcionando ao mesmo tempo mais experiências reais de aprendizagem, um espaço de demonstração do potencial humano para assumir a responsabilidade social da saúde e bem-estar da comunidade educativa e da comunidade envolvente (sobretudo em festas académicas, escolas EB 2/3, secundárias e profissionais). A investigação-acção participativa baseia-se na aquisição do conhecimento através da acção, desenhada a partir de contexto de vida dos grupos e comunidades-alvo, estabelecimento de prioridades e estratégias com os envolvidos e, assim, localmente, valorizar a experiência e história de vida como estratégia de resolução de problemas e também de aprendizagem.
A Educação pelos Pares é uma estratégia de educação para a saúde que facilita a participação do público-alvo, na medida em que se baseia num processo de aprendizagem horizontal: "de igual para igual". Tanto o educador como o educando têm aspectos semelhantes como o grupo etário, os interesses e dificuldades e até estilos de vida. São jovens que educam outros jovens do ensino superior ou do ensino secundário. Mas para tal os futuros educadores frequentam formação e preparam-se para serem Educadores de Pares. Esta formação decorre na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, associando conferências e workshops. As conferências decorrerão, preferencialmente, às quartas-feiras (das 15h00 às 19h00), no Polo A.
Se sentes que é uma mais-valia para a tua formação académica e pessoal, aparece nas reuniões semanais e contribui com a tua criatividade.