PEER - Peer-education Engagement and Evaluation Research (Avaliação de projetos de educação pelos pares em Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde) é uma rede de instituições que realizam pesquisa-ação participativa com a finalidade de desenvolver referenciais de boas práticas em promoção da saúde e educação pelos pares em contexto comunitário, sobretudo envolvendo jovens e estudantes do ensino superior. Baseia-se na pesquisa-ação participativa em saúde para:
• conceber intervenções educativas dialógicas, criativas e culturalmente competentes;
• ativar a mobilização comunitária no ensino superior para gerar contextos salutogénicos.
PEER privilegia a educação pelos pares (peer education) e métodos de pesquisa colaborativa (participatory health research). Valoriza o voluntariado, a cooperação, a participação e a co-criação de conhecimento científico (peer research).
Nas intervenções educativas, maioritariamente são estudantes da ESEnfC que educam outros jovens do ensino superior/secundário ou que dinamizam actividades participativas com pessoas portadores de doenças/problemas. São exemplos destas actividades os projectos de extensão do PEER:
1. Antes que te queimes
2. Amigos amigos pressões à parte
3. ABC do Amor
4. Tu Decides
5. PEER-IESS
Mas para participar nestas actividades, os futuros educadores frequentam formação (mínimo 30h) e preparam-se para serem Educadores de Pares. A formação decorre preferencialmente em horário extra-curricular, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ou outros locais a combinar), associando conferências, workshops, comemorações de eventos e visitas de estudo.
Este ano PEER oferece três cursos que decorrem em B-learning:
1. Curso de saúde e segurança em contextos recreativos. No final desta formação os participantes estarão aptos para realizar intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par na promoção da saúde e redução de danos relacionados com a vulnerabilidade em contextos recreativos; e a participar na intervenção Antes que te Queimes durante as festas académicas de Coimbra.
2. Curso internacional de pesquisa-ação participativa em saúde. No final desta formação os gestores de projetos de intervenção comunitária estarão aptos a (re)conceberem projetos incluindo os sujetos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos); (re)estabelecerem indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos); e a disseminarem melhor os resultados de boas práticas.
3. PEER-IESS: criação e capacitação de grupos semente. No final desta formação o grupo semente da instituição requerente está apto a aplicar o modelo PRECEDE-PROCEED para fazer o diagnóstico de situação de saúde da comunidade educativa; e planear, implementar e avaliar intervenções de promoção da saúde e redução de danos relacionados com a vulnerabilidade em contexto escolar.
Os participantes na formação PEER podem ainda integrar as atividades de validação de modelos de intervenção comunitária e assim contribuir para a transformação e melhoria do ensino e formação em enfermagem e de outros profissionais de saúde, tendo em vista a saúde global e a diminuição das desigualdades em saúde e segundo as estratégias definidas pela OMS.
A Educação pelos Pares é uma estratégia de educação para a saúde que facilita a participação do público-alvo, na medida em que se baseia num processo de aprendizagem horizontal: "de igual para igual". Tanto o educador como o educando têm aspectos semelhantes como o grupo etário, interesses, dificuldades e até estilo de vida. A formação permite melhorar a literacia sobre as temáticas e habilitar-se para trabalhar em contextos de rua ou de escolas.
Pesquisa-ação participativa em saúde é uma abordagem de investigação que permite a co-criação de conhecimento científico com os sujeitos-alvo da pesquisa e que pode gerar dados para a resolução de problemas de saúde e para a mudança social (www.icphr.org).