O aumento da esperança média de vida, retratado no envelhecimento populacional, contribui para o aumento da prevalência de doenças neurodegenerativas, com comportamentos desafiantes e difíceis de gerir, levando à sobrecarga dos cuidadores informais e à institucionalização da pessoa idosa.
Os principais desafios apontados pelos cuidadores de pessoas idosas com demência são a gestão de sintomas neuropsiquiátricos (SNP) como a agitação e agressividade, sendo necessário a capacitação dos cuidadores informais no sentido de se proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar a estas pessoas idosas e aos seus cuidadores.
É urgente implementar estratégias no sentido de minimizar o risco de sobrecarga que decorre do cuidar, promovendo assim a utilização de recursos e apoios sociais e a criação de redes formais de apoio adequadas, como explanado no estatuto do cuidador informal, aprovado em 2019, que prevê a participação de associações e grupos de autoajuda.
O alinhamento com a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) para “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, como resposta ao objetivo de “Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, implica a criação de sinergias entre os diversos setores da sociedade.
O ENCONTRO NACIONAL “CUIDADORES INFORMAIS: CAPACITAR, PARA CUIDAR DE PESSOAS COM DEMÊNCIA” visa proporcionar um espaço de reflexão e potencializar a partilha da mais recente evidência Científica e de Boas Práticas nesta área.
Objetivos
• Conhecer as atividades desenvolvidas pelas várias associações ligadas aos cuidadores informais.
• Partilhar percursos desenvolvidos da prática clínica e de investigação científica, no âmbito dos cuidadores informais de pessoas com demência dependentes no autocuidado;
• Refletir sobre as boas práticas na área do cuidador informal;
• Estabelecer parcerias interinstitucionais para o desenvolvimento de boas práticas de cuidadores informais e família da pessoa com demência.
Contamos com a sua participação!