No dia 15 de maio de 2017 comemora-se o Dia Internacional da Família proclamado pela Assembleia Geral da ONU, este ano com o tema "Famílias, educação e bem-estar" e com a centralidade no papel das famílias e das politicas orientadas para a família na promoção da educação e do bem-estar geral dos seus membros.
A Unidade Científico Pedagógica de Saúde Pública, Familiar e Comunitária associa-se a este evento com a realização do IX Encontro do Dia Internacional da Família, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, este ano com o tema Famílias, Saúde, Educação e Bem-estar.
O cuidado com a família tem integrado o centro de preocupação da Enfermagem enquanto profissão e disciplina do conhecimento, constituindo hoje um foco de atenção na clínica e na investigação.
Para as famílias, os Enfermeiros são os elementos centrais das equipas de saúde com a missão de as acompanhar ao longo do ciclo vital e de as capacitar para o desenvolvimento e adaptação saudáveis.
Por esta razão, neste dia, pretendemos consciencializar para a importância que os Enfermeiros possuem no fortalecimento das funções da família na saúde, na educação e na promoção do bem-estar dos seus elementos.
Objetivos:
Sensibilizar para o papel das famílias na promoção da saúde, educação e aprendizagem ao longo da vida;
Analisar a importância da família como cuidadora dos seus elementos;
Refletir sobre os problemas associados às mudanças das estruturas familiares e desafios colocados às famílias e suas consequências na função cuidadora da família;
Sintetizar a importância do conhecimento e das competências da família para promoção da educação e da saúde a nível familiar e social.