Os docentes investigadores do projecto “Protecção, Promoção e Suporte da Amamentação” inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem e os professores das Unidades Científico-Pedagógicas de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente e de Enfermagem de Saúde Materna Obstétrica e Ginecológica, em conjunto com os membros do grupo responsável pela comemoração de datas da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC) decidiram celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno no dia 01 de outubro de 2012.
A amamentação é uma das formas mais eficazes de contribuir para a melhoria do estado de saúde da criança, das mães, das famílias, do ambiente e da sociedade em geral, pelo que a sua protecção, promoção e suporte constitui uma prioridade de saúde pública a nível mundial.
Apesar da existência de algumas medidas de promoção da amamentação, quer junto dos profissionais de saúde, quer junto da comunidade, a prevalência do aleitamento materno não é satisfatória e o abandono precoce é uma realidade com que nos deparamos com alguma frequência. Várias são, naturalmente, as situações e os factores que conduzem a tal situação.
Assim, para esclarecer alguns aspectos relacionados com as dúvidas das mães, falsos conceitos e práticas dos profissionais de saúde que nos ajudem a aumentar a prevalência e duração da amamentação teremos nesse dia a presença do Dr. Jack Newman, pediatra, consultor da UNICEF para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, fundou o primeiro hospital clínico de amamentação com sede no Canadá em 1984, a proferir a conferência “CONTROVÉRSIAS EM AMAMENTAÇÃO”, com tradução simultânea.
Destinatários: Profissionais de Saúde, Formadores e Conselheiros de Amamentação, Professores, Educadores, Estudantes, todos os interessados.
Documentação para download:
- Introdução de alimentação complementar;