A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários em adolescentes são tarefas globais e prioritárias da OMS.
O contexto pandémico (SARS-CoV-2) que vivemos nos últimos anos ditou um conjunto de medidas preventivas para a contenção da propagação do vírus e proteção da saúde pública, como o distanciamento e o isolamento social (Nussbaumer-Streitet al., 2020).
Especificamente nas crianças e adolescentes, estas medidas e outros aspetos associados, como a recessão económica, a mudança das rotinas, o distanciamento da família e amigos, a falta de interação em ambiente escolar e das brincadeiras trouxeram implicações negativas ao nível da saúde mental como ansiedade, depressão, stress pós-traumático e adoção de comportamentos de risco dos quais se destacam o consumo abusivo de álcool e os comportamentos suicidários (Aydogdu, 2020; Mayne et al., 2021; Patelarouet al., 2021).
A par com estas questões, também neste Encontro, abordaremos as questões de género e as implicações nos comportamentos suicidários, procurando uma linguagem e prática inclusiva.
Fruto da nova organização dos cuidados de saúde mental, a interligação, a cooperação e a complementaridade entre cuidados de pedopsiquiatria e cuidados primários na promoção da saúde mental serão discutidas por organizações representativas dos diversos profissionais.
O XI Encontro Mais Contigo será um espaço de aprendizagem e debate em torno destas temáticas!
Contamos com a sua participação!
Evento realizado exclusivamente em formato presencial (ESEnfC - Pólo B - Auditório António Arnaut).