No âmbito do Dia Mundial da luta contra a Sida para 2021 - End inequalities. End AIDS. End pandemics -, da missão da ESEnfC com o Centro Colaborador da OMS e do compromisso dos estados-membros da ONU para eliminação da epidemia de VIH até 2030 – 95 - 95 - 95 (objetivo 3 – ODS, da Agenda 2030), a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra pretende desenvolver um evento científico que envolva docentes, clínicos e estudantes, dando lugar a reflexões no âmbito da prevenção, investigação, clínica e intervenção comunitária, nos 40 anos da infeção VIH (1981-2021).
São objetivos do encontro, os seguintes:
1. Comemorar os 40 anos da prevenção e luta conta a pandemia por VIH;
2. Conscientizar para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
3. Partilhar experiências de boas práticas na investigação no âmbito da infeção por VIH;
4. Partilhar experiências clínicas e projetos de intervenção comunitária a nível nacional e internacional.
A ESEnfC não tem ficado indiferente aos problemas globais da Humanidade, tendo subscrito o “Compromisso das Instituições de Ensino Superior com o desenvolvimento sustentável” e incluindo programas específicos direcionados a esta temática no seu Plano Estratégico 2020-2024, nomeadamente no Eixo 1, Educação e Formação (P5-Programa de divulgação e intervenção centrado nos objetivos do desenvolvimento sustentável).
O 1º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: um percurso de 40 anos associa-se a esta causa, dando o seu contributo com a disseminação de conhecimento e boas práticas.