Presencial | Polo B | ESEnfC
11 de outubro de 2024 a 07 de fevereiro de 2025
Em Portugal os Cuidados de Saúde Primários (CSP) estão organizados em várias unidades funcionais que garantem uma prestação de serviços de saúde acessível, contínua e integral à população. Os CSP são a base do sistema de saúde, proporcionando acesso inicial e contínuo aos serviços de saúde, essenciais para a promoção da saúde, prevenção de doenças/problemas, diagnóstico e tratamento de doenças comuns, gestão de condições crônicas, reabilitação e reinserção social. A estruturação dessas unidades exige profissionais bem preparados em CSP para garantir cuidados de alta qualidade, reduzindo a necessidade de intervenções mais complexas e dispendiosas em níveis superiores de cuidados de saúde. Investir na capacitação de supervisores é essencial para atender às demandas atuais e futuras da educação em saúde.
A supervisão de ensino clínico (EC) em CSP desempenha um papel crucial na formação de estudantes e, consequentemente, de enfermeiros mais qualificados e competentes. Como a estrutura dos CSP é complexa, exige por parte de quem realiza EC uma atitude crítica de ajustamento aos constantes desafios dos cuidados em saúde a este nível. Os supervisores desempenham um papel crítico na formação destes estudantes e novos profissionais, orientando-os na aplicação prática dos conhecimentos teóricos e no desenvolvimento de habilidades clínicas. Docentes e tutores qualificados podem identificar e corrigir deficiências de aprendizagem, promover o desenvolvimento de competências clínicas e comportamentais e assegurar que os padrões de atendimento sejam mantidos.
Esta proposta de uma formação pedagógica objetiva aprimorar as competências de docentes e tutores que atuam na área de CSP. A formação pedagógica de supervisores visa melhorar a qualidade do EC, garantir melhores práticas de cuidado e promover a excelência no atendimento à saúde da comunidade. Almeja o aprimoramento de competências pedagógicas, com enfoque em técnicas de ensino eficazes, incluindo métodos de feedback, avaliação de desempenho e estratégias de ensino adaptativas.
Este Curso insere-se no Programa de Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos, do Projeto Living the Future Academy (LFA) - Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).