Na área da saúde a comunicação é um elemento vital para nutrir a relação, facilitar os processos de transição e alcançar resultados positivos em saúde. O elemento central do cuidar e diferenciador de cuidados de excelência. A investigação tem demonstrado uma relação positiva entre a comunicação eficaz e resultados em saúde (adesão ao regime terapêutico; capacidade de tomada de decisão; bem-estar; autocuidado, entre outros), assim como com o desempenho dos sistemas de saúde (ex. satisfação dos profissionais, acesso a cuidados e recursos em saúde). A visão mais atual dos cuidados é centrada na pessoa e respeita-a enquanto agente ativo, com liberdade para agir intencionalmente, de se envolver na cocriação de mudanças do seu projeto de saúde. Ter o poder para agir implica também estabelecer relações eficazes com os profissionais de saúde (PS). Assim, os PS deverão ser competentes na utilização de estratégias de comunicação, que permitam influenciar as decisões e ações da pessoa que melhoram a sua saúde e assim, a sua vida. A American Nurses Association considera a comunicação como uma das competências core dos enfermeiros. Neste sentido, a educação de profissionais de saúde para a comunicação e relação interpessoal com as pessoas que necessitam de cuidados de saúde é determinante para o desenvolvimento destas competências e para cuidados de saúde de excelência. A literatura tem evidenciado que a educação e treino de competências de comunicação de PS têm resultados positivos. Neste sentido, este curso pretende facilitar a aquisição e aperfeiçoamento de conhecimento e capacidades de comunicação dos profissionais de saúde, e está alinhado com as orientações das Health Professionals Core Communication Curriculum (HPCCC) – European Association for Communication in Health Care (EACH), The Glasgow Consensus Statement e a Carta de princípios para o ensino/ aprendizagem de competências de comunicação clínica em cuidados de saúde – Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (2021).