Curso "(Re)construir uma Universidade Salutogénica:
implementação do modelo PEER-IESS"

25 de março a 7 de junho 2024


Na perspetiva da OMS e do Governo português, urge assegurar que a saúde é uma prioridade em todos os setores, ou seja, é necessário colocar a saúde no centro da ação política, sobretudo no controlo dos determinantes de saúde e no combate às desigualdades sociais. O Ministro da Saúde português, ao participar na Cimeira Global da UNITE – Parlamentarians Network for Global Health (07.12.2023) afirmou que “se as pessoas tiverem melhores condições de saúde, o seu resultado escolar e académico é maior, há menos absentismo laboral, há um envelhecimento mais saudável com impacto no sistema social e de saúde. O desafio é tornarmos estas realidades mais conhecidas e estudadas. E cumpre à comunidade técnica e aos decisores políticos mostrar aos cidadãos em que é que é transformado o dinheiro dos seus impostos”. Por isso destacou a criação da primeira Secretaria de Estado da Promoção da Saúde, um passo na concretização da visão da política de saúde como uma intervenção de longo prazo e multissetorial.


As Instituições de Ensino Superior (IES), tornando-se mais salutogénicas (contextos que facilitam uma vida saudável) têm oportunidade de contribuir e apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, sem o qual será impossível fazer face à emergência climática, à perda galopante de biodiversidade e às desigualdades e assimetrias sociais. Por outro lado, ao criarem parcerias entre os seus departamentos e com a comunidade, têm a capacidade de desencadear inovação, crescimento económico e desenvolvimento a uma escala sem precedentes. Assim, podem se alinhar com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


O modelo PEER-IESS, desenvolvido por Brito & Mendes (2009; 2018) é uma proposta de transformação organizacional que se alinha com esta perspetiva. Através de um processo participativo, visa influenciar a cultura organizacional das instituições de ensino superior para que as pessoas (estudantes e trabalhadores) tenham estilos de vida mais saudável e que se mobilizem para garantir ambientes mais salutogénicos. O modelo PEER-IESS tem por base a abordagem de pesquisa-ação participativa e desenvolve-se nas seguintes etapas: 1) Capacitação de um grupo representante da IES; 2) Mapeamento inicial das atividades de Promoção da Saúde da IES; 3) Implementação do modelo PEER-IESS na IES aderente através de projetos/propostas delineados pelo grupo semente; 4) Mapeamento final das atividades implementadas. A promoção da saúde é um tema multidisciplinar e não específico da saúde, por isso o curso contribuirá também para a produção de conhecimento sobre a melhoria das transições de vida dos estudantes que ingressam e frequentam a universidade; assim como promoção de estilos de vida saudável em toda a comunidade. Almeja-se ainda produzir evidência sobre a eficiência dos processos de empoderamento e capacitação de grupos de promoção da saúde numa perspetiva ascendente, ou seja, de mobilização comunitária.


A frequência do curso “(Re)construir uma Universidade Salutogénica: implementação do modelo PEER-IESS” por grupos representativos de instituições de ensino superior (IES) contribuirá para o desenvolvimento da promoção da saúde nestas organizações. Nesta formação cada grupo delineará um projeto de promoção da salutogénese para a sua IES.


Os resultados esperados do curso são: Grupos representantes de IES (professores, não docentes e líderes de intervenção comunitária), ao frequentarem o curso, terão a oportunidade de identificar necessidades na sua IES e desenvolverem uma proposta de intervenção comunitária para promoção da saúde na sua IES, imprimindo-lhe a vertente de pesquisa-ação.


Por isso espera-se que se inscrevam docentes e não-docentes de IES e líderes de intervenção comunitária de entidades da saúde ou setor social que colaboram com a IES em atividades de promoção da saúde.


 


O Curso realizar-se-á em formato híbrido, com sessões presenciais, na Sala Maior do Polo A da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e online, segundo cronograma partilhado nesta página.




Este Curso insere-se no Programa de Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos, do Projeto Living the Future Academy (LFA) - Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Evento terminado

Obrigado a todos os participantes

Contactos

| (+351) 239 802 850 | 239 487 200
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