Alteração da localização do Congresso para o Polo B (S. Martinho do Bispo)
Apresentação
O Conselho Independente de Proteção à Infância (CIPI), a Associação Infância, Cultura e Educação (AICE) e a Associação Promoção da Paz A.B.P., no marco do Projeto Internacional “Giro pela Infância 2019”, apresentam o II Congresso Mundial sobre a Infância e Adolescência que contará com diversas entidades sociais e académicas com a finalidade de apresentar propostas práticas e resultados de pesquisas que contribuam para a revisão da Convenção sobre os Direitos das Crianças 30 anos após a sua proclamação.
Durante um mês e meio e 120 horas, este Congresso percorrerá 7 países de 3 continentes, contando com a participação ativa de meninos, meninas e adolescentes e diversos especialistas de reconhecimento mundial, entre eles membros do Comité de Direitos da Criança das Nações Unidas, que participarão na sede final em Marrocos.
O congresso com sede final em Tetuán-Marrocos, coincidirá com a data do 30º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança e será considerado como um evento científico e acadêmico de alto padrão, no qual participarão especialistas de mais de 20 nacionalidades com tradução simultânea para inglês, árabe e espanhol.
Sete universidades, uma em cada país, concederão um único certificado, o mais alto reconhecimento académico e social nesta atividade que será transmitida ao vivo. Do mesmo modo, as atividades do Projeto Internacional Projeto Internacional "Giro pela Infância 2019" serão retransmitidas e incorporadas no congresso.
Objetivos
- Criar um fórum mundial de reflexão e avaliação de nível em que os direitos fundamentais reconhecidos na Convenção sobre os Direitos da Criança são respeitados.
- Sensibilizar os diferentes setores sócio-comunitários da importância de desenvolver medidas que contribuam para a defesa dos direitos básicos das crianças.
- Proporcionar um espaço para exposição de boas práticas sociais em que meninos, meninas e adolescentes possuam um papel central.
- Apresentar as contribuições atuais no campo de pesquisa de especialistas no assunto.
- Fomentar a participação ativa de crianças e adolescentes através de instituições educacionais.
- Conseguir acordos institucionais motivados pela realização do congresso para que se possa melhorar a vida de meninos e meninas, especialmente aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.
Países e datas
Colima-Villa de Álvarez (México), 9-11 outubro
Bogotá-Zipaquirá (Colômbia), 16-18 outubro
Talca (Chile), 22-24 outubro
Rio de Janeiro (Brasil), 28-30 outubro
Coimbra (Portugal), 6-8 novembro
Cáceres (Espanha), 13-15 novembro
Sede final
Tetuán (Marrocos), 20-22 novembro
120 horas de congresso em streaming
Site do Congresso Mundial: www.congresomundialinfancia.com